Se na Categoria Estadual Matheus Borges garfou sozinho cinco prêmios, na Local a estudante da Escola São Rafael que mais aglomerou estatuetas foi Débora Lazzari, co-diretora, atriz e co-roteirista de Putz! Matei o Jorge, com três Astros. Não bastasse o Astro de Melhor Roteiro, recebido junto com Camila Francisconi, o texto do curta também foi premiado como Argumento Original. O outro prêmio, de Organização, foi para as diretoras do Putz!, divido com Débora Cioatto Lima. Raramente acontece situações como a vivenciada por Débora neste ano.
Mais do que a premiação, Débora está sentindo na pele como é ser reconhecida como realizadora audiovisual. Durante o Festival de Cinema de Gramado, ela e a co-roteirista Camila deram entrevistas para vários veículos de comunicação. Para o jornal Pioneiro, como pode ser visto aqui, e para o Kzuka da Zero Hora também (ali embaixo tem a foto que foi tirada no estande do NPAV em Gramado e saiu na ZH. A reprodução da matéria online pode ser acessada aqui).
Uma das maiores supresas para Débora foi o encontro com o montador cinematográfico Alfredo Barros, em Gramado, que foi jurado no Astro 2009. Ela conta que foi pelos elogios empolgados dele que “a ficha caiu” e que ela passou a entender que de fato havia feito um trabalho bacana.

O bom resultado do roteiro de Putz! Matei o Jorge abriu portas para que as meninas roteiristas já tenham sua primeira incursão com cinema profissional. O realizador audiovisual Juliano Carpeggiani (que foi coordenador de produção do Astro), convidou Débora e Camila para desenvolverem um novo projeto. “Mesmo antes da premiação, o Juliano já tinha convidado a Camila e eu para desenvolvermos um argumento”, conta. Agora, as meninas terão oficinas e atendimentos exclusivos para bolar um projeto inédito. “Vai seguir a linha do Putz!, com humor negro”, adianta Débora, que já apresentou uma idéia com pelo menos as seis primeiras cenas, devidamente aprovadas. “Isso tudo nos fez repensar sobre o futuro que imaginávamos para nós. Cinema deixou de ser um sonho e agora é uma opção”, avalia a mais jovem e premiada roteirista, atriz e diretora de cinema estudantil do Brasil.