quarta-feira, 3 de junho de 2009

Foi dada a largada para o Astro 2009


Agora é pra valer! A galera do Ensino Médio da Escola Estadual São Rafael, em Flores da Cunha, já está começando a produzir os curtas-metragens que irão participar do Astro 2009 - Festival de Cinema Estudantil, o maior evento audiovisual realizado por estudantes no País. Mais de 300 alunos da Escola estão envolvidos em 12 produções que começam a ser gravadas a partir de amanhã, dia 04 de junho. Serão quase três meses de uma verdadeira gincana cinematográfica em Flores da Cunha (cidade do interior do Rio Grande do Sul, a 150 Km de Porto Alegre). Entre pré-produção, gravação, edição e finalização de som, a molecada movimenta a região inteira!


Mas é desde abril que a Escola vem respirando o clima de Astro. O evento, que é realizado há exatos 10 anos pelo Grêmio Estudantil da Escola (GESR), começa a ser preparado logo no início do ano. Assim que o GESR assume a gestão (pela segunda vez consecutiva presidido pelo aluno Felipe Biondo, do Terceiro Ano), os alunos começam a bolar as histórias que vão propor no concurso de realização. Nesse concurso, são avaliadas os melhores projetos de curta-metragem desenvolvidos pelos estudantes. Os projetos contém o argumento da história que pretendem contar e detalham conceitualmente como vai ser a estética do trabalho.


Uma comissão seleciona as 12 melhores propostas que são habilitadas a serem realizadas para competição no festival. Aí as equipes ganham a co-realização do Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha/Brasil (NPAV). Desde 2007, as produções que são feitas pelos alunos da Escola São Rafael contam com a infra-estrutura do NPAV, que é uma instalação de um projeto da União Européia e administrado pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha. Então, as equipes contam com aulas de roteiro e direção de cinema, oficinas de produção, exercícios de operação de câmera e captação de som, aprendem sobre edição em Final Cut (programa profissional para montagem de filmes) e utilizam equipamentos de última geração para gravar seus curtas. Tudo com acompanhamento profissional para traduzir em linguagem audiovisual as criações dos jovens cineastas. Essa coordenação de produção é realizada pelo diretor e produtor Juliano Carpeggiani, também diretor do NPAV.



Teoria, prática e reflexão sobre a prática


A maior novidade nas oficinas de cinema do NPAV nesse ano são as aulas intensivas que estão acontecendo. Ainda em abril, 18 alunos foram voluntários para integrar a Equipe de Direção de Fotografia. Esse grupo passou a ter aulas frequentes para poder atuar em todos os 12 curtas-metragens em produção. Os alunos formados nesse curso de Direção de Fotografia vão auxiliar os integrantes das equipes no set de gravação, principalmente operando a câmera e fazendo a captação das imagens. Em cada curta, três ou quatro membros prestarão esse auxílio. Os participantes do curso estudaram a teoria, tendo noções completas de linguagem audiovisual, direção de set, direção de atores, captação de som direto e operação de equipamentos. Além da teoria, os exercícios práticos e a análise dos resultados foram essenciais para o aprendizado. "O mais importante foi aprender que os planos, os enquadramentos, os movimentos de câmera e os ângulos são fundamentais pra dar sentido para a história. Não é por acaso que se faz um plano aberto ou um primeiro plano", conta o aluno do Terceiro Ano, Renan Lovison, que também foi cinegrafista em 2008 e já está familiarizado com os termos profissionais.


Na foto acima, os alunos do São Rafael fazem um exercício de decupagem no NPAV. Já treinando para as gravações dos curtas, os estudantes Álvaro Degrandi (16 anos) e Duda Marini (15 anos) treinam a atuação, já que eles estão no elenco de Cartas de Monte Castelo, uma das produções a serem gravadas. Também participaram do exercício diretores, produtores e assistentes de direção de cada equipe. Até o Felipe, presidente do GESR, participou do curso de cinema. É ele quem está operando a câmera aí na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário