terça-feira, 30 de junho de 2009

Inscrições para Categoria Estadual vão até dia 14 de julho


Seguem até o próximo dia 14 as inscrições para a Categoria Estadual do Astro - Festival de Cinema Estudantil de Flores da Cunha. Todas as instruções para o envio do material podem ser acessados pelo site www.esaorafael.com.br. Importante: somente serão validadas as inscrições que chegarem até o final da tarde do dia 15!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Gravações do Astro 2009 movimentam a Escola São Rafael e toda a cidade

Quatro curtas-metragens participantes do Astro 2009 já estão gravados. Torones - The Movie, dirigido por Jean Tiago Basegio, foi o primeiro curta a ser realizado neste ano. Dos mesmos produtores de Procurando Emo (polêmico curta do Astro 2007), Torones conta o surgimento de uma banda de rock honônima no colégio, formada por quatro estudantes. A ascensão da banda enfurece o boleiro Laurinho Tsunami, jogador titular da seleção brasileira, que estuda na escola, e vê sua atenção na mídia perder espaço para os músicos. O conflito se agrava quando a namorada de Laurinho começa a aproximar-se de Titcho, o vocalista da banda.


Logo em seguida,  aconteceu o set de Trocando de Zona, de Pamella Reginato. Pela primeira vez participando do Astro, uma equipe formada basicamente por meninas realizou uma história sobre três garotas que desobedecem as determinações dos pais e são obrigadas a passar as férias em uma fazenda com o avô, um ex-militar. Também estreando no Astro, as alunas Marina Cioato Lima e Débora Lazzari dirigiram Putz! Matei o Jorge, que se passa durante uma festa de aniverário em que quatro convidados diferentes acreditam ter matado, cada um de uma forma, o aniversariante. Ao mesmo tempo em que tentam se livrar do corpo, eles contam como acreditam ter colaborado com o assassinato.


A Lenda do Mosquito Corcoveador, que encerrou as gravações no domingo, dia 14 de junho, é livremente inspirada na música Tordilho Negro, de autoria do Teixerinha. Nesta adaptação cômica, o tordilho do título, famoso por não ser montado por ninguém, é disputado por diversos ginetes. A direção é do estudante Carlos Antunes. Como não poderia deixar de ser, mais uma vez o Parque de Rodeios Dante Oliboni foi cenário para um filme do Astro. Em 2007, Loucuras no Velho Oeste usou as ruas e cabanas rústicas do Parque como o vilarejo do faroeste.


Nas fotos: Duas imagens do set de gravação de Putz! Matei o Jorge: Acima, a equipe de fotografia discute a decupagem das cenas com a produção, durante as gravações na quadra de esportes da escola. Na segunda foto, aqui embaixo, a co-diretora Débora Lazzari a mil com o roteiro nas mãos.

sábado, 13 de junho de 2009

Inscrições abertas para Categoria Estadual


Pela primeira vez o Astro - Festival de Cinema Estudantil de Flores da Cunha abre inscrições para todas as escolas de Ensino Médio do Rio Grande Sul participarem. Este ano, estreia a Categoria Estadual, que não compete com a tradicional Categoria Local, em que concorrem as produções realizadas pelos alunos da Escola São Rafael. É a oportunidade de jovens cineastas de qualquer escola, mostrarem seus talentos no maior evento de audiovisual estudantil do Brasil.


As inscrições estão abertas até o dia 03 de julho e podem ser feitas através do site www.esaorafael.com.br (basta baixar regulamento e ficha de inscrição e enviar o curta em DVD por correio).


Ai em cima tem o banner virtual da campanha das inscrições. Para ver no tamanho original, é só clicar em cima e esperar abrir. Se quiser repassar aos amigos por e-mail, copie e salve clicando com o botão direito do mouse.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Foi dada a largada para o Astro 2009


Agora é pra valer! A galera do Ensino Médio da Escola Estadual São Rafael, em Flores da Cunha, já está começando a produzir os curtas-metragens que irão participar do Astro 2009 - Festival de Cinema Estudantil, o maior evento audiovisual realizado por estudantes no País. Mais de 300 alunos da Escola estão envolvidos em 12 produções que começam a ser gravadas a partir de amanhã, dia 04 de junho. Serão quase três meses de uma verdadeira gincana cinematográfica em Flores da Cunha (cidade do interior do Rio Grande do Sul, a 150 Km de Porto Alegre). Entre pré-produção, gravação, edição e finalização de som, a molecada movimenta a região inteira!


Mas é desde abril que a Escola vem respirando o clima de Astro. O evento, que é realizado há exatos 10 anos pelo Grêmio Estudantil da Escola (GESR), começa a ser preparado logo no início do ano. Assim que o GESR assume a gestão (pela segunda vez consecutiva presidido pelo aluno Felipe Biondo, do Terceiro Ano), os alunos começam a bolar as histórias que vão propor no concurso de realização. Nesse concurso, são avaliadas os melhores projetos de curta-metragem desenvolvidos pelos estudantes. Os projetos contém o argumento da história que pretendem contar e detalham conceitualmente como vai ser a estética do trabalho.


Uma comissão seleciona as 12 melhores propostas que são habilitadas a serem realizadas para competição no festival. Aí as equipes ganham a co-realização do Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha/Brasil (NPAV). Desde 2007, as produções que são feitas pelos alunos da Escola São Rafael contam com a infra-estrutura do NPAV, que é uma instalação de um projeto da União Européia e administrado pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha. Então, as equipes contam com aulas de roteiro e direção de cinema, oficinas de produção, exercícios de operação de câmera e captação de som, aprendem sobre edição em Final Cut (programa profissional para montagem de filmes) e utilizam equipamentos de última geração para gravar seus curtas. Tudo com acompanhamento profissional para traduzir em linguagem audiovisual as criações dos jovens cineastas. Essa coordenação de produção é realizada pelo diretor e produtor Juliano Carpeggiani, também diretor do NPAV.



Teoria, prática e reflexão sobre a prática


A maior novidade nas oficinas de cinema do NPAV nesse ano são as aulas intensivas que estão acontecendo. Ainda em abril, 18 alunos foram voluntários para integrar a Equipe de Direção de Fotografia. Esse grupo passou a ter aulas frequentes para poder atuar em todos os 12 curtas-metragens em produção. Os alunos formados nesse curso de Direção de Fotografia vão auxiliar os integrantes das equipes no set de gravação, principalmente operando a câmera e fazendo a captação das imagens. Em cada curta, três ou quatro membros prestarão esse auxílio. Os participantes do curso estudaram a teoria, tendo noções completas de linguagem audiovisual, direção de set, direção de atores, captação de som direto e operação de equipamentos. Além da teoria, os exercícios práticos e a análise dos resultados foram essenciais para o aprendizado. "O mais importante foi aprender que os planos, os enquadramentos, os movimentos de câmera e os ângulos são fundamentais pra dar sentido para a história. Não é por acaso que se faz um plano aberto ou um primeiro plano", conta o aluno do Terceiro Ano, Renan Lovison, que também foi cinegrafista em 2008 e já está familiarizado com os termos profissionais.


Na foto acima, os alunos do São Rafael fazem um exercício de decupagem no NPAV. Já treinando para as gravações dos curtas, os estudantes Álvaro Degrandi (16 anos) e Duda Marini (15 anos) treinam a atuação, já que eles estão no elenco de Cartas de Monte Castelo, uma das produções a serem gravadas. Também participaram do exercício diretores, produtores e assistentes de direção de cada equipe. Até o Felipe, presidente do GESR, participou do curso de cinema. É ele quem está operando a câmera aí na foto.