domingo, 23 de agosto de 2009

Do Outro Lado da Ponte e Uma Vida de Papel vencem o Astro 2009

Todos os premiados da noite festejam com os Astros nas mãos após a cerimônia de premiação.

Foi uma noite para premiar um conto de terror clássico e um curta-metragem influenciado pela nouvelle vague. A aterrorizante produção Do Outro Lado da Ponte foi consagrada a melhor de 2009 na Categoria Local (curtas realizados pelos estudantes da Escola São Rafael com apoio do projeto da União Européia) e Uma Vida de Papel levou a maioria dos prêmios principais na Estadual. Também saíram carrregando troféus os curtas Made in China (Local) e A Verdadeira História de Thriller (Estadual), cada um com quatro Astros.

Indicado a 10 categorias, Do Outro Lado da Ponte levou, além do prêmio principal, Direção para Marlize Bernardi Bellé e Direção de Fotografia para Renan Lovison. E não foi por menos. Assim como Normal D+ fez em 2007, Do Outro Lado... colocou a produção dos estudantes da Escola São Rafael em um novo nível de realização. Para quem ainda não viu o curta, é bom avisar que quem entende que um trabalho feito por adolescentes possa ter problemas de realização ou buracos no roteiro, vai se surpreender com o profissionalismo da molecada. O estudantes que pretendem participar do concurso para realização de curtas do NPAV no próximo Astro precisarão manter o nível atingido em 2010, não só pelo premiado terror, mas também pelas qualidades apresentadas em trabalhos como Putz! Matei o Jorge e A Lenda do Mosquito Corcoveador, por exemplo.

Com a inclusão da Categoria Estadual, o Astro cumpre ainda mais sua função em despertar e destacar jovens talentos e potenciais realizadores audiovisuais. É o caso de Matheus Borges, estudante de 16 anos, de Tapes, que, se tinha alguma dúvida do que faria após concluir o Ensino Médio, teve a resposta definitiva na noite de ontem quando Uma Vida de Papel, curta escrito e dirigido por ele, fez história no Astro ao levar cinco troféus: Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Direção de Fotografia (todos para Matheus) e Par Romântico (Tamara Pinzon e João Gonzalez). O guri já mostra serviço e deixa uma grande expectativa pelos próximos trabalhos, já que a aptidão para realização audiovisual é evidente.

Coincidentemente, os outros dois títulos mais premiados, Made in China e A Verdadeira História de Thriller, também conquistaram a preferência do público. Na Categoria Local, Made in China derrotou O Abominável Homem do Mato e Do Outro Lado da Ponte, outros dois curtas que foram massivamente votados. Na Estadual, nenhuma surpresa quando foi anunciado A Verdadeira História... como Filme Pop. O público, que havia aprovado durante a semana de exibição a maluca comédia envolvendo Michael Jackson, Amy Winehouse e Deus, também votou em C.O.M.P. – Comer Menos Possível e em Sleeping With The Enemy. Tanto a galera do Made in China como de A Verdadeira História... subiram no palco em bando para receber o troféu tão almejado quanto o de Melhor Filme.

Terror foi eleito Melhor Filme por uma Comissão Julgadora formada por alguns dos mais respeitados realizadores audiovisuais do cinema gaúcho.

Apresentada por Mr. Pi, Porã, Cagê e L. Potter (do Pretinho Básico), na cerimônia não faltaram surpresas e momentos emocionantes. A maior surpresa talvez tenha sido os três prêmios conquistados pelo curta O Vírus, que foi apontado pelo público como um dos mais fracos da mostra: Direção de Arte, Cartaz e Participação Especial Atriz, concedido à menina Luana da Silva, quando as apostas davam conta de que Viviane Dedéa (Do Outro Lado da Ponte) levaria o troféu. Na categoria Melhor Ator (Local), Éverton Panizzon (A Jamaica é Logo Ali) conquista o bicampeonato. Ele já havia ganho em 2007 pelo desempenho em Pegando a Estrada. Já na disputa pelo Astro de Melhor Atriz, Tamara Ascari (O Abominável Homem do Mato) desbancou a favorita ao título, Débora Cardoso Viapiana (Cartas de Monte Castelo), que havia vencido em 2008. Bastante emocionada, Tamara confessou, ao agradecer o prêmio, que sequer cogitava a possibilidade. Pura modéstia. O papel de Marina, a documentarista doce e meiga viciada em crack, foi interpretada por Tamara sem exageros e com um timming cômico impecável.

A noite também ficará marcada pela consagração do prêmio de Melhor Personagem para a cabeleireira Dorotéia dos Reis, que interpretou a avó transtornada que acredita estar lutando no front de batalha em Cartas de Monte Castelo. Enquanto atravessava o salão do Clube Independente para receber o prêmio, logo após a divulgação do resultado, Dorotéia foi ovacionada pelo público num dos momentos mais emocionantes da noite. Não foi diferente quando Marcelo dos Santos, professor da Escola 12 de Maio, de Três Coroas, foi receber o prêmio de Personagem na Categoria Estadual, pela sua interpretação de Deus, em A Verdadeira História de Thriller.

O pessoal de Três Coroas por sinal, compareceu em peso, deixando a festa ainda mais animada. Membros das equipes realizadoras de Sleeping With The Enemy (Porto Alegre), Uma Garota Bonita (Carlos Barbosa) e Uma Vida de Papel (Tapes) também marcaram presença para receber seus troféus, justificando e atestando que a Categoria Estadual do Astro veio mesmo para ficar. De fato, a participação da Estadual deve ser ampliada no Astro em 2010, com a abertura de mais prêmios.

Na cotação do festival, também saíram premiados Putz! Matei o Jorge e O Vírus, com três estatuetas cada; e Cartas de Monte Castelo, Torones – The Movie, A Lenda do Mosquito Corcoveador e Sleeping With The Enemy levaram dois Astros cada. Dos 36 prêmios do Astro, 31 são concedidos pela Comissão Julgadora. Os dois prêmios de Filme Pop são eleitos pelo voto popular, o prêmio de Organização é dado pelo Grêmio Estudantil e os prêmios de Produção e Assistência de Direção são escolhidos pela equipe técnica treinada pelo Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha/Brasil (NPAV). A Comissão Julgadora que escolheu os vencedores das 31 modalidades talvez tenha sido mais qualificada de todos as 11 edições, reunindo alguns dos nomes do primeiro time do cinema gaúcho (conheça os nomes clicando aqui).

Veja todos os resultados do Astro 2009:

CATEGORIA SÃO RAFAEL

Melhor Filme
Do Outro Lado da Ponte

Melhor Direção
Marlize Bernardi Bellé (Do Outro Lado da Ponte)

Melhor Ator
Éverton Panizzon (A Jamaica é Logo Ali)

Melhor Atriz
Tamara Ascari (O Abominável Homem do Mato)

Ator Coadjuvante
Everton Kunz (A Lenda do Mosquito Corcoveador)
Djovani Altramari (A Lenda do Mosquito Corcoveador)

Atriz Coadjuvante
Bruna Trentin de Oliveira (O Gari Apaixonado)

Roteiro
Camila Francisconi e Débora Lazzari (Putz! Matei o Jorge)

Direção de Fotografia
Renan Lovison (Do Outro Lado da Ponte)

Direção de Arte
Franciele Bertin (O Vírus)

Participação Especial - Ator
Deolvino Pauletti (Trocando de Zona)

Participação Especial - Atriz
Luana da Silva (O Vírus)

Melhor Cena
Duelo de chula (Made in China)

Personagem
Avó, Dorotéia dos Reis (Cartas de Monte Castelo)

Vilão
Daniele Dias (Torones – The Movie)

Par Romântico
Débora Cardoso Viapiana e Álvaro De Grandi (Cartas de Monte Castelo)

Produção
Débora Debon (Made in China)

Assistência de Direção
Bruna Toscano (Made in China)

Canção Tema Orgininal
Velho Novo Sonho, Torones (Torones – The Movie)

Organização
Putz! Matei o Jorge

Filme Pop (escolha do público)
Mande in China

Prêmio Especial do Júri: Originalidade do Argumento
Débora Lazzari e Camila Francisconi (Putz! Matei o Jorge)

Prêmio Especial do Júri: Cartaz
O Vírus

Uma Vida de Papel foi o mais premiado no Astro 2009.

CATEGORIA ESTADUAL

Melhor Filme
Uma Vida de Papel

Melhor Direção
Matheus Borges (Uma Vida de Papel)

Melhor Ator
Tomás Herrmann (A Verdadeira História de Thriller)

Melhor Atriz
Priscila Gerhardt (Acasos Elaborados)

Roteiro
Matheus Borges (Uma Vida de Papel)

Direção de Fotografia
Matheus Borges (Uma Vida de Papel)

Montagem
Uma Garota Bonita

Direção de Arte
A Verdadeira História de Thriller

Personagem
Deus, Marcelo dos Santos (A Verdadeira História de Thriller)

Edição de Som
Sleeping With The Enemy

Par Romântico
Tamires Pinzon e João Gonzalez (Uma Vida de Papel)

Vilão
Matheus Stédile (Sleeping With The Enemy)

Melhor Documentário
C.O.M.P – Comer o Menos Possível

Filme Pop (votado pelo público)
A Verdadeira História de Thriller

2 comentários: