quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vencedores do Astro já estão escolhidos (mas ficam em segredo até dia 22)

As exibições do Astro – Festival de Cinema Estudantil acontecem só de 17 a 20 de agosto próximos e a festa de premiação é logo em seguida, no dia 22. Porém, desde o final de julho os vencedores já estão escolhidos e guardados em segredo a sete chaves. Como já é tradicional há 10 anos, a Comissão Julgadora do Astro, especialmente convidada a cada edição, assiste em sessões exclusivas os trabalhos em competição.

Esse ano, com a estreia da Categoria Estadual, a equipe que teve a tarefa de avaliar os curtas-metragens teve trabalho dobrado. Foram 24 curtas assistidos em dois dias (12 em cada modalidade). No dia 17 de julho, o grupo de nove jurados assistiu os títulos da Estadual. Ao final da sessão, reuniram-se e definiram os premiados em 13 categorias. No dia seguinte, após a mesma rotina para os curtas da Escola São Rafael, classificaram 22 prêmios para os melhores desempenhos.

Além dos tradicionais prêmios como Ator, Atriz, Direção e Roteiro, este ano os jurados criaram prêmios para Cartaz e Originalidade do Argumento para a Categoria São Rafael. Já para a Categoria Estadual, além dos prêmios previstos no Regulamento, vão premiar Melhor Documentário, Direção de Arte e Edição de Som. Confira abaixo a lista completa da premiação.

Da mesma maneira que o Oscar, a Comissão Julgadora indica, além do vencedor, os outros melhores desempenhos em cada prêmio. Tradicionalmente, os indicados em cada modalidade são revelados na Festa de Premiação. Porém, neste ano, os estudantes da Categoria Estadual terão a expectativa alimentada antes.
Ainda neste sábado, dia 8, a Organização vai divulgar aqui no blog as indicações para os melhores desempenhos em cada uma das 13 modalidades na Categoria Estadual. Mas é bom lembrar que para a Categoria São Rafael as indicações somente serão reveladas no dia 22.

A Comissão Julgadora do
Astro 2009 foi formada pelos seguintes mebros:

-
Ivo Czamanski: diretor de fotografia, diretor do Instituto Estadual do Cinema (IECINE), professor de cinema e homenageado do 37o Festival de Cinema de Gramado;
-
Guilherme Castro: diretor, vice-presidente da Fundacine e professor de cinema;
-
Alfredo Barros: montador cinematográfico, coordenador da esquipe de montagem da Santuário Filmes, colaborador da Casa de Cinema de Porto Alegre e professor de cinema;
-
Daniel Vargas: documentarista, fotógrafo e realizador audiovisual, formado em Cinema;
-
Carol Andreis: produtora de cinema, diretora da Babushka Brand Entertainment, formada em Produção pela Universidade de Cuba;
-
Jaqueline Pauletti: publicitária, artista plástica e comunicóloga;
-
Viviane Salvador: jornalista e apresentadora do programa Mimex, da UCS TV (jurada no Astro em 2007);
-
Leonardo Vivan: diretor e produtor audiovisual, diretor de programação da UCS TV e músico;
-
Isa Molina: realizadora audiovisual, trabalha com documentarios e VTs institucionais, graduada em Cinema.


A maioria das produções desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio participantes do
Astro foram amplamente elogiadas pelos jurados, tanto pela qualidade técnica como pelos roteiros. O jurado Alfredo Barros, logo após as sessões, publicou em seu blog um texto sobre a experiência de ter participado da Comissão Julgadora. “A piazada de Flores sabe muito bem o que está fazendo. É inacreditável o profissionalismo na captação de imagem e som, eles fazem filmes que nos divertem, provocam sustos, entretêm e emocionam”, publicou. Para ver o texto na íntegra, clique aqui.


Categoria Estadual
(13 classificações)
Filme, Direção, Roteiro, Ator, Atriz, Direção de Fotografia, Personagem, Vilão, Par Romântico, Documentário, Montagem, Direção de Arte e Edição de Som.

Categoria Local
(22 classificações)
Filme, Direção, Assistente de Direção, Roteiro, Ator, Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Participação Especial Feminina, Participação Especial Masculina, Cena, Canção Tema Original, Direção de Arte, Produtor, Par Romântico, Vilão, Personagem, Organização, Cartaz, Originalidade no Argumento e Filme Pop (escolhido pelo voto popular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário