sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Resumo do Astro – Dia 04 (quinta)

A votação para Filme Pop (escolha do público) atraiu cerca de 1,2 mil pessoas para o salão paroquial de Flores da Cunha na última noite de mostra do Astro 2009. Tradicionalmente, após as sessões no último dia de mostra acontece a votação para o curta preferido de quem acompanhou todos as projeções. Neste ano os espectadores do Astro votaram duas vezes, já que a Categoria Estadual também leva Filme Pop.

Não por acaso, a quinta-feira reuniu a maior concentração de membros das equipes dos curtas realizados pelos estudantes da Escola São Rafael. Quem esteve presente pode acompanhar um verdadeiro espetáculo audiovisual, já que foram exibidos oito curtas: além dos três da Categoria Local, três da Estadual, e um na mostra paralela, Do Outro Lado da Ponte foi re-exibido (leia mais nos posts anteriores). O trecho que foi pulado na terça-feira, justamente o clímax, colocou a plateia de cabelos em pé. A cena em que os fantasmas de três crianças surgem para apavorar um adolescente que está em uma cadeira de rodas entra, desde já, para a história do Astro como a mais aterrorizante já exibida em todas as edições. O público, notadamente nervoso, não piscou até o fim.

A Lenda do Mosquito Corcoveador: azarão do ano, curta que não causava expectativa se torna um dos grandes sucessos do festival.

Antes de Do Outro Lado... foi exibido Procurando Emo, produção de 2007 que foi a mais votada no site do Astro para ser exibida em mostra paralela nesta edição. Em noite de encerramento, não faltaram surpresas. A primeira delas foi A Lenda do Mosquito Corcoveador que, talvez de maneira única em todos os dias do evento, deixou a plateia completamente entretida com roteiro caprichado, cenas bem fotografadas, bem dirigidas e, sobretudo, atuações muito convicentes. O curta é uma adaptação cômica de Tordilho Negro do Teixeirinha, mas com liberdade criativa para incluir até mesmo um romance gay (com direito a uma citação a Brokeback Mountain que gerou uma gargalhada generalizada no final do curta).

Praticamente todo ambientado na Escola, O Gari Apaixonado conquistou o público.

O Astro 2009 serviu para lavar a alma da equipe realizadora de O Gari Apaixonado. Em 2008, esse mesmo pessoal realizou O Mistério do Convento, apontado como um dos curtas mais fracos da edição passada. Desta vez, a trama agitada, com personagens aloprados e de caráter discutível impôs respeito e garantiu a diversão. Katiúscia Pellin, que protagoniza o curta como a arrogante Valentina, mostrou a que veio, ancorada por bons coadjuvantes.

Na Categoria Estadual, o destaque da noite foi C.O.M.P. - Comer Menos Possível, chocante documentário sobre anorexia que foi merecidamente apontado pelo público como um dos melhores trabalhos apresentados. Com a plateia mais diversificada das quatro noites (haviam mais adultos na quinta-feira do que nos outros dias), C.O.M.P. deu o que falar.

Uma Vida de Papel, produção do pessoal de Tapes, pode não ter sido um dos mais apreciados pelo grande público, mas foi impossível ficar indiferente ao curta mais "cabeça" do Astro. Notadamente inspirado na nouvelle vague, usando linguagem, enquadramentos e fazendo diversas outras referências ao movimento audiovisual francês, o curta tem potencial para levar para Tapes pelo menos algumas das mais cobiçadas estatuetas do ano. Já Acasos Elaborados, outra produção da galera da Escola 12 de Maio, de Três Coroas, de certa forma inaugurou o romance lésbico no Festival, mesmo que não tenha sido recíproco. Na história, uma menina é apaixonada pela melhor amiga, que tem não um, mas dois namorados. Mais uma vez, a dificuldade em entender o que os atores estão dizendo, em função da captação do som, distraiu os espectadores.


Made in China encerra o festival

A mostra do Astro 2009 fechou com Made in China, comédia inspirada em filmes de kung-fu com referências explícitas a Quentin Tarantino. Figurando entre os curtas mais esperados do ano, Made... causava expectativa ainda no início de 2009, quando aconteciam as oficinas do Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha/Brasil (NPAV) ministradas pelo realizador audiovisual Juliano Carpeggiani. Em parte pela história maluca, sobre uma rivalidade milenar entre chineses e paraguaios (?) que se enfrentam em um torneio, o curta também despertava curiosidade por ser produzido por membros remanescentes de Os Caçadores da Porta dos Sonhos, vencedor do Filme Pop no Astro 2008. Expectativa cumprida e público satisfeito: Made in China promete duelo de gigantes com O Abominável Homem do Mato pelo título de FIlme Pop 2009.

Imagem promocional: Juanito (Fábio Galvão, com tapa-olho) encaixota Yaksoba (Adriano dos Santos) para mandar devolta para a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário