sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Resumo do Astro – Dia 03 (quarta)

Na terceira noite de Festival de Cinema Estudantil já começaram as especulações por parte do público sobre os vencedores do Astro 2009. Os boatos no salão paroquial davam conta que Putz! Matei o Jorge, Do Outro Lado da Ponte e Cartas de Monte Castelo (que ainda nem havia sido exibido), são os vencedores em potencial. A grande expectativa da noite era justamente a exibição de Cartas..., um curta que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e que já veio com o atestado de qualidade de vencedores de outras edições do Astro.

Cartas de Monte Castelo: Débora Cardoso Viapiana (na foto ao lado de Álvaro De Grandi), Melhor Atriz em 2008, é favorita ao Astro em 2009.

No aquecimento das projeções, foi exibido em mostra paralela Em Busca do Artitchóqui Sagrado, vencedor de vários prêmios no Astro 2008. Segundo colocado na votação pelo site do evento, Em Busca... é uma espécie de “parte 1” de O Abominável Homem do Mato, que é realizado pela mesma equipe e também conta com o personagem de um Jesus Cristo malandro, interpretado por Ângelo Boscari Júnior.

A Competição Local da quarta-feira abriu com a exibição de Trocando de Zona, curta que marca a estreia de Pamela Reginatto na direção, juntamente com toda uma equipe que participa pela primeira vez do Astro. A trama, sobre patricinhas mimadas que vão passar as férias na fazenda do avô ex-militar, não conseguiu cativar a maioria do público, apesar do roteiro bem amarrado e uma boa performance de Roberta dos Reis como protagonista. O grande destaque do curta foi a participação especial de Deolvino Pauletti, que interpreta o avô. Na cena mais hilária, o avô é pego no flagra pelas netas, enquanto está dançando I Feel Good, de James Brown.

Três patricinhas aprontam em casa e vão passar as as férias na fazendo do avô, em Trocando de Zona.

Outro curta da Local, O Vírus, manteve a platéia apreensiva pelas cenas de horror filmadas com competência. Longe de provocar risos, como é comum em filmes de terror no Astro, O Vírus apavorou a platéia, contando a história de um agricultor que vira zumbi em uma casa isolada, na colônia. Porém, o final em aberto não agradou a maioria, que pareceu ter ficado sem entender o que a cena final representa (uma criança zumbi caminhando rumo à cidade grande).

Na Competição Estadual, Âmbar (da Escola 12 de Maio, de Tapes) foi o primeiro a ser apresentado. Com um história bastante ampla para ser contada em um curta-metragem e alguns problemas na captação de som, a platéia ficou distraída. Já Sleeping With The Enemy by a Stroke of Bad Luck (do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre), começou pouco prestigiado. Mas foi só o Cubano (personagem de Matheus Stédile, também diretor do video) aparecer em cena que o público passou a acompanhar a trama do americano azarado às voltas com um ataque terrorista na Casa Branca. Em parte por ter atraído a atenção do público feminino, o personagem de Matheus Stédile também causou empatia pela atuação afetada de um cubano que fala misturando inglês e espanhol.

Deserto Verde, documentário da Escola Feevale de Novo Hamburgo, apresentou uma investigação sobre a monocultura do eucalipto no Rio Grande do Sul. Bem realizado, o curta ganhou público por anteceder a sessão do filme mais esperado da noite, Cartas de Monte Castelo.

Até a noite de quarta, os curtas mais aprovados pelo público na Categoria Estadual foram A Verdadeira História de Thriller e Uma Garota Bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário