quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Resumo do Astro – Dia 02 (terça)

Comédia sobre equipe de documentaristas que sai em busca da lenda do "homem do mato" foi ovacionada.

A segunda noite do Festival de Cinema Estudantil foi marcada pelo entusiasmo da plateia de cerca de mil pessoas que estiveram no salão paroquial de Flores da Cunha para conferir as produções do Ensino Médio. O Abominável Homem do Mato, comédia dos mesmos realizadores de Em Busca do Artitchóqui Sagrado (do Astro 2008) foi ovacionada pelo público. Logo que os letreiros finais começaram a surgir na tela, a galera quase colocou o salão abaixo, atestando por palmas e gritos eufóricos a aprovação do curta.

Na trama, equipe de documentaristas entra na reserva ambiental da pequena cidade de Muliterno para investigar os rumores sobre uma criatura conhecida como "abominável homem do mato". Porém, os membros da equipe vão desaparecendo misteriosamente, um a um. É quando surge Jesus Cristo em carne e osso para ajudar dois membros remanescentes do grupo. Jesus é novamente interpretado por Angelo Boscari Júnior, que em 2008 levou o prêmio de Participação Especial, pelo mesmo papel, em Em Busca do Artitchóqui...

A noite começou com a exibição de Normal D+, curta vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Atriz (Katiane Cavagnoli) em 2007, que foi o terceiro colocado pela votação do site do Astro. O público mais jovem teve a chance de conferir o curta que estabeleceu o padrão de qualidade técnica que vem sendo seguido deste então, a partir do momento que os curtas da Escola São Rafael passaram a ser ancorados pelo Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha/Brasil (NPAV).

Torones – The Movie abriu a competitiva Local e arrancou gargalhadas da platéia com o humor característico do jovem diretor e roteirista Jean Tiago Basegio (de Procurando Emo). A projeção do curta também marcou pela emoção, quando apareceu a dedicatória, no final do curta, a dois amigos que faleceram no início deste ano.

Na Categoria Estadual somente Uma Garota Bonita (Associação Cultural Santa Rosa – Carlos Barbosa) conseguiu conquistar a simpatia do público. O musical em rap mostrou inovação na linguagem e prendeu a atenção. Já o documentário sobre uso de drogas, À Beira do Abismo (Escola de Educação Básica Feevale – Novo Hamburgo), não teve gás para segurar a galera sentada, que logo se dispersou pelo saguão de entrada do local. Embora com problemas de captação de áudio, Quatro Amigos (Colégio Estadual 12 de Maio – Três Coroas) manteve o público sentado por ser exibido entre O Abominável… e Do Outro Lado da Ponte, mas não conseguiu manter a plateia em silêncio até o final da projeção.

Curta de terror será exibido na íntegra nesta quinta-feira.

Do Outro Lado da Ponte será re-exibido nesta quinta

Quem não pode estar no Astro nesta terça-feira vai ter a oportunidade de ver um dos curtas da programação novamente na quinta, dia 20. Um problema técnico durante a projeção de Do Outro Lado da Ponte fez com que cerca de 2 minutos fossem “pulados”. Aparentemente, o programa de computador que roda os curtas não reconheceu um trecho do filme e deu um salto na metade, direto para a cena final. Em função da falha, Do Outro Lado… será mostrado na íntegra na última noite do festival, logo após a exibição de Procurando Emo, que abre a noite.

A Comissão Organizadora do Astro e o NPAV ressaltam que a falha técnica não prejudica e nem a re-exibição beneficia o filme Do Outro…, uma vez que os resultados da premiação já estão definidos deste o dia 18 de julho, quando a Comissão Julgadora teve sessão exclusiva – e todos os curtas foram apresentados sem qualquer falha na exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário